Histórico
Em 27 de agosto de 2005, durante a 6ª Jornada Paranaense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica fundou-se a Sociedade Sulbrasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica - "SULBRAFITO". É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter científico-cultural, de âmbito regional, abrangendo os três estados do sul do Brasil. 
 
Sociedade formada a partir de conversas de bastidores de profissionais idealistas a fim de melhorar a qualidade do fisioterapeuta ortopédico. Esta sociedade em pouco tempo tomou vulto, chegando a ter mais de 400 sócios, entre ativo e não ativos, tornando-se a única sociedade formada em território nacional da especialidade acima citada.
 
Este crescimento fez surgir ideais ainda maiores, sendo que no II Crongresso SULBRAFITO em 2009, na cidade de Florianópolis, ocorreu a primeira reunião extraordinária da diretoria com o objetivo de criação de uma Associação nacional. Porém em maioria absoluta foi decidido que não era o momento ideal, a SULBRAFITO era jovem demais para tornar-se adulta. Mas as idéias da nacionalização não acabaram ou se enfraqueceram, pelo contrário, cada dia mais forte, principalmente em conversas com os Crefito's e Coffito.
 
Em 2011, no III Congresso SULBRAFITO, ocorrido em Passo Fundo (RS), nova reunião da diretoria com o mesmo tema sendo discutido. Novamente optou-se pela não nacionalização devido à falta de parceria com outros estados do território nacional.
Nos dois anos subseqüentes, o tema "nacionalização" foi pungente e via-se que era hora. Contatos foram feitos, apoios firmados e no IV Congresso SULBRAFITO, na cidade de Curitiba, foi aprovada por unanimidade a criação da ABRAFITO, Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-ortopédica. E por conseqüência, no dia 26 de outubro de 2013, em assembléia extraordinária,  fechou-se um ciclo, a SULBRAFITO havia sido extinta. Ou seja, um sonho humilde, pequeno de poucos fisioterapeutas, tornou-se uma realidade de grandes proporções e grandes responsabilidades, com mais profissionais envolvidos, novos projetos.
 
Durante estes oito anos de existência a SULBRAFITO realizou quatro eventos sul-brasileiros, promoveu eventos de menor porte nos três estados, como palestras, jornadas, manhãs cientificas.... Isto fez a Sociedade crescer e ser reconhecida, nestes eventos ou Congressos da SULBRAFITO, contamos com a participação de 17 estados brasileiros, isto mostra a abrangência que se conseguiu atingir. E foi isto, um dos motivos,  que mostrou a necessidade de uma Associação nacional da especialidade.