Abrafito

Sobre a Abrafito

Aos Fisioterapeutas que atuam na área de Traumato-Ortopedia

ABRAFITO é uma entidade técnico-científica, conveniada ao sistema COFFITO/CREFITOs, sem fins lucrativos, representativa e constituída por número ilimitado de associados fisioterapeutas que atuam na Fisioterapia Traumato-ortopédica. (Especialidade reconhecida pelo COFFITO – Resolução n.º 260, de 11 de fevereiro de 2004).

Dia 22/08/2013 foi aprovado o Estatuto Social da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (ABRAFITO) em Assembleia Geral durante o IV Congresso Sul Brasileiro de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Curitiba/PR). Neste evento, também tomou posse a primeira Diretoria Nacional para a gestão 2013-2015. A partir do marco histórico da criação desta importante especialidade reconhecida pelo COFFITO, apresento oficialmente a ABRAFITO, com a certeza da necessidade de nos organizarmos cada vez mais para os desafios impostos nos tempos modernos no que diz respeito à prática do exercício profissional.

É entendimento da nossa Diretoria Nacional que temos um grande caminho pela frente, mas totalmente motivados pelo caloroso apoio que estamos recebendo dos nossos colegas, bem como do sistema COFFITO/CREFITO’S e demais entidades representativas do nosso país. Neste processo, entendemos a importância de um diálogo aprofundado com o Setor Público e Privado de saúde, com as Instituições de Ensino, com os profissionais autônomos, gestores de Clínicas e Consultórios, com os empreendedores na área da saúde, enfim, com todos os fisioterapeutas e instituições que de alguma forma agregam valores a nossa profissão. Portanto, para a ampliação democrática da construção da ABRAFITO, estamos abertos a sugestões a fim de avançarmos enquanto entidade associativa no cenário nacional e internacional.

Ao considerar que desordens musculoesqueléticas, que competem à nossa especialidade, correspondem a dois terços das doenças que mais levam a necessidade de reabilitação no mundo, nossa disposição é que as atividades da ABRAFITO valorizem a educação, pesquisa e a atuação profissional para que os avanços de nossa especialidade reflitam na otimização do tratamento fisioterapêutico à população.

Desta forma a ABRAFITO convida todos os fisioterapeutas do Brasil que exercem atividades nesta especificidade para agregarem valores aos princípios desta associação, visando o desenvolvimento de atividades técnicas, científicas e culturais em prol da excelência do nosso exercício profissional.

Eis uma reflexão a qual lhe convido: de que forma uma Associação pode trazer melhorias a nossa atuação profissional? O que a ABRAFITO, Fisioterapia e população ganham com a sua participação?

Vamos juntos consolidar esta entidade de forma organizada, solidária, fraterna e transparente. Valorize a Especialidade Fisioterapia Traumato-ortopédica. Seja um associado da ABRAFITO!

Aline Miranda Ferreira
Presidente Nacional da ABRAFITO

MISSÃO

A entidade tem a função precípua de agregar, ensinar, difundir, divulgar e atestar título de especialistas aos profissionais que atuam na especialidade.

COLABORAR

Através do seu papel técnico, científico, cultural, social, político e ético nas demandas da classe profissional, conselho de classe e a sociedade.

ORGANIZAR

Realizar, promover e apoiar eventos técnicos-científicos regionais, nacionais e internacionais.