Compressas de Calor

Muitas vezes, quando estamos com dor, ficamos na dúvida entre aplicação de gelo ou de calor, pois os dois são indicados. Mas então, quando devemos utilizar o calor?
Compressas de Calor

Muitas vezes, quando estamos com dor, ficamos na dúvida entre aplicação de gelo ou de calor, pois os dois são indicados. Mas então, quando devemos utilizar o calor?

Com certeza a aplicação de qualquer fonte de calor é muito mais confortável que a aplicação do gelo, porém quando a dor é decorrente de uma inflamação aguda, o calor pode piorar o problema, pois apesar de reduzir a dor o calor pode aumentar o inchaço, dificultando a circulação sanguínea no local, sendo então contraindicado o aquecimento de regiões com inflamação.⠀

A dor crônica e a tensão muscular são as principais indicações para a aplicação de calor, pois aquecendo as terminações nervosas da pele, conseguimos uma redução significativa do sinal doloroso e consequentemente ocorre um relaxamento muscular.⠀

Para se garantir um bom resultado é importante verificar a temperatura na aplicação, que deve gerar sempre uma sensação confortável de calor, não sendo um calor muito brando, e muito menos um calor excessivo que possa causar queimadura. Havendo um calor confortável, basta 15 ou 20 minutos de aplicação para se conseguir os efeitos.

É importante observar que o calor faz um tratamento apenas dos sintomas, e não da causa do problema, assim ele deve ser utilizado apenas para conforto em um momento de crise de dor, mas é necessário procurar um profissional da saúde para avaliar as causas do problema, para realizar o tratamento efetivo da causa.

Material elaborado em colaboração com o sócio Ricardo Guerra
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