Histórico

ASSEMBLEIA DE DISSOLUÇÃO DA SULBRAFITO E REUNIÃO ORDINÁRIA DA ABRAFITO EM PORTO ALEGRE
ASSEMBLÉIA DE CRIAÇÃO DA ABRAFITO

Em 27 de agosto de 2005, durante a 6ª Jornada Paranaense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica fundou-se a Sociedade Sulbrasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica – “SULBRAFITO“. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter científico-cultural, de âmbito regional, abrangendo os três estados do sul do Brasil.

Sociedade formada a partir de conversas de bastidores de profissionais idealistas a fim de melhorar a qualidade do fisioterapeuta ortopédico. Esta sociedade em pouco tempo tomou vulto, chegando a ter mais de 400 sócios, entre ativo e não ativos, tornando-se a única sociedade formada em território nacional da especialidade acima citada.

Este crescimento fez surgir ideais ainda maiores, sendo que no II Congresso SULBRAFITO em 2009, na cidade de Florianópolis, ocorreu a primeira reunião extraordinária da diretoria com o objetivo de criação de uma Associação nacional. Porém em maioria absoluta foi decidido que não era o momento ideal, a SULBRAFITO era jovem demais para tornar-se adulta. Mas as idéias da nacionalização não acabaram ou se enfraqueceram, pelo contrário, cada dia mais forte, principalmente em conversas com os Crefito’sCoffito.

Em 2011, no III Congresso SULBRAFITO, ocorrido em Passo Fundo (RS), nova reunião da diretoria com o mesmo tema sendo discutido. Novamente optou-se pela não nacionalização devido à falta de parceria com outros estados do território nacional.

Nos dois anos subseqüentes, o tema “nacionalização” foi pungente e via-se que era hora. Contatos foram feitos, apoios firmados e no IV Congresso SULBRAFITO, na cidade de Curitiba, foi aprovada por unanimidade a criação da ABRAFITO, Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-ortopédica. E por conseqüência, no dia 26 de outubro de 2013, em assembléia extraordinária, fechou-se um ciclo, a SULBRAFITO havia sido extinta. Ou seja, um sonho humilde, pequeno de poucos fisioterapeutas, tornou-se uma realidade de grandes proporções e grandes responsabilidades, com mais profissionais envolvidos, novos projetos.

Durante estes oito anos de existência a SULBRAFITO realizou quatro eventos sul-brasileiros, promoveu eventos de menor porte nos três estados, como palestras, jornadas, manhãs cientificas…. Isto fez a Sociedade crescer e ser reconhecida, nestes eventos ou Congressos da SULBRAFITO, contamos com a participação de 17 estados brasileiros, isto mostra a abrangência que se conseguiu atingir. E foi isto, um dos motivos, que mostrou a necessidade de uma Associação nacional da especialidade.